Para
ir a um a um assunto específico,
clique no capítulo desejado.
PREFEITURA
DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO USO DE IMÓVEL - CONTRU MANUAL
DO USO DE BOTIJÃO DE GÁS ÍNDICE 1-
Procedimentos e cuidados
PROCEDIMENTOS E CUIDADOS - Voltar Índice 1. Verifique no lacre, no rótulo e no corpo do Botijão, se o nome da Companhia Distribuidora de Gás é o mesmo;
3. Guarde o Botijão em local bem ventilado. 4. Evite colocar o Botijão onde possa cair sujeiras sobre a válvula.
6. Havendo vazamento o Botijão deverá ser imediatamente rejeitado. 7. Todo recipiente de apresentar acentuada corrosão, deve ser rejeitado. 8. As argolas (aros) inferiores devem oferecer total proteção à calota dos recipientes.
COMO SUBSTITUIR O BOTIJÃO DE GÁS - Voltar Índice 1. Apague qualquer fogo existente no local, principalmente o fogão.
3. Retire o lacre utilizando-se da Aba como ferramenta, ou seja, introduzindo-a no centro do lacre e girando para a esquerda. (sentido anti-horário). 4. Introduza o cone borboletado regulador bem reto e para baixo, e gire para a direita (sentido horário) exclusivamente com as mãos.
1. Abraçadeiras 2. Mangueira 3. Registro 4. Regulador de Pressão 5. Cone Borboletado
A Mangueira tem a função de levar o gás do Botijão ou da instalação embutida na parede até o fogão. Ela nunca deve ter mais de 90cm. De comprimento. As mangueiras oficiais são feitas em PVC transparente e tem uma tarja amarela onde estão gravados o prazo de sua validade e o código NBR 8613, uma garantia de que foram fabricadas segundo padrões técnicos de segurança. O Regulador de Pressão serve para reduzir a pressão com que o gás sai do Botijão até à necessária para a alimentação dos queimadores do fogão. Os reguladores fabricados segundo as normas técnicas que garantem sua segurança tem a marca NBR/INMETRO. O Registro é um dispositivo que bloqueia o fluxo do gás do Botijão para o fogão. Ele deve permanecer fechado sempre que o gás não estiver sendo usado.
O Cone Borboleta abre a válvula do Botijão e deixa passar o gás para o regulador. Sua adaptação à válvula do Botijão deve ser perfeita. Use apenas as mãos para atarraxar ou retirar o cone-borboleta. Procure instalar seu fogão em lugares onde não existam correntes de ar. Além de retardar o cozimento e gastar mais gás, o vento pode apagar a chama e provocar vazamentos. Todo recipiente, tanto o que está em uso como o de reserva, deve ficar protegido do sol, da chuva e da umidade, em local com ventilação natural, de preferência do lado de fora da edificação. ATENÇÃO: Nunca instale ou guarde um Botijão de gás em local fechado como: armário de pia, porão ou banheiro. O Botijão em uso e o de reserva não devem ficar próximos de outros produtos inflamáveis, fontes de calor e faíscas. O abrigo dos Botijões deve ficar afastado no mínimo 1,5m. De ralos, caixas de gordura e esgotos. A mangueira nunca pode passar por detrás do fogão. O calor danifica o plástico, provocando rachaduras e possíveis vazamentos. Quando for necessário passar a tubulação de gás por detrás do fogão, ou quando a distância entre o Botijão e o fogão for maior que 90cm., utilize tubo de cobre em vez de mangueira de PVC. Em caso de instalações com Botijões de 45kg. Ou 90kg., recomendados em estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes) e industriais, deverão ser observados o que já foi dito acima.
Quando a alimentação dos queimadores estiver deficiente é preciso trocar o Botijão. Nunca vire ou deite o Botijão, pois caso ainda exista algum resíduo de gás ele poderá escoar na fase líquida, o que anula a função do regulador de pressão e pode provocar graves acidentes. Antes de trocar o Botijão, verifique se todos os queimadores estão desligados. Jamais efetue a troca na presença de crianças, brasas ou faíscas. Nunca use fósforos ou qualquer tipo de chama para verificar se há vazamentos. Isso pode provocar graves acidentes.
Pode ocorrer vazamento de gás se o cone-borboleta não estiver bem ajustado à válvula. Nesse caso, desenrosque o cone-borboleta e repita a instalação. Cuide para manter o registro e o cone-borboleta em posição perpendicular à válvula. Se o vazamento continuar, não tente eliminá-lo de maneira improvisada, com cera, sabão ou qualquer outro produto. O Botijão pode estar com defeito. Desatarraxe o cone-borboleta, coloque o Botijão em local arejado e ligue imediatamente para a empresa que lhe vendeu o gás. O nome da empresa deve estar gravado no lacre e no recipiente. Ela é obrigada a substituí-lo. Se não souber o nome da empresa, chame o Corpo de Bombeiros. Na impossibilidade de remover o Botijão para um local arejado, abra as portas e janelas, não fume e não acenda nenhum tipo de chama ou não provoque nenhum tipo de faísca (acender interruptores de luz).
Não coloque panos de prato ou outros objetos que possam pegar fogo junto ao Botijão, na tampa do fogão ou perto dos queimadores. Mantenha os queimadores do fogão sempre limpos, lavando-os em fervura de água e detergente. Não acenda um queimador quando ainda estiver molhado. A chama sairá irregular e poderá se apagar, provocando vazamento.
Abra o registro de gás. Em seguida, abra o porta do forno, acenda o fósforo e aproxime até o queimador do forno. Gire o botão do forno para a esquerda até a posição de aberto. Se o fósforo apagar antes do forno acender, feche o botão do forno e repita a operação. Nunca encha demais as panelas. Ao ferver, seu conteúdo poderá derramar, apagando a chama dos queimadores e provocando vazamento de gás. Ao cozinhar, mantenha sempre o cabo das panelas voltados para dentro do fogão.
Devem ser realizadas periodicamente inspeções junto às instalações tanto residenciais como comerciais ou industriais, por técnicos especializados da distribuidora.
Ao usar fogareiro, lampiões, etc., utiliza sempre Botijãozinho de 2kg., nunca outro tipo de Botijão. Procure não encher demasiadamente a panela de pressão, pois ao cozer os alimentos, poderá entupir a válvula de segurança e provocar a sua explosão.
|